Seguidores

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A importância do SILÊNCIO...

Como é dificil pra mim, falar de um tema como este. Logo eu, fã de heavy metal, baterista, apreciador de música alta, realmente não é nada fácil falar sobre o SILÊNCIO, e mais do que isso, de sua importância bíblica no caminhar da jornada dessa vida. E digo logo: Deus tem me ensinado sobre as lições do silêncio, tenho aprendido a passar por várias recentes dificuldades, no silêncio terapêutico e teológico....

foto 1
O que me motivou, a iniciar este post, foi a música (veja imagem - foto 1) , Senhor Te Quero - Ministério Vineyard Brasil, sobretudo, lógico, no trecho: "...No silêncio tu estás...". É incrivel como agente, canta, toca, mas essa parte não parece se destacar, por que razão? Você já pensou nisso?
Nossa sociedade, devido ao tempo em que vivemos, um mundo totalmente dominado pelo imediatismo, pela comunicação desenfreada , pela mídia exagerada em alguns casos, pela ideia de quem não se mostra (ou fala pouco) não aparece, me parece que o silêncio já foi esquecido há eras, e não somente foi deixado de lado, como as pessoas não discernem sua importância.
Vejamos essa porção das Sagradas Escrituras: "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras." Eclesiastes 5:2; A pressa no falar, também é uma distorção do comportamento saudável que o silêncio dá, ainda cito mais dois trechos bíblicos: "Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido."Provérbios 17:28 - claramente mostrando que o silêncio proposital é sinônimo de sabedoria e o que dizer desta: "E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada." 1 Reis 19:11-12 . Penso que este tipo de texto, pode ser um problema para algumas denominações, sobretudo as neo-pentecostais que adoram uma zuada, gritaria, glória a Deus nas mais exageradas alturas, e colocam nisso uma santidade ou busca genuína por Deus. Será Ele surdo? (observem a foto 2)
Foto 2
Verdade também,que nós, como eu, de igrejas tradicionais, temos perdido um pouco da importância de deixar a emoção ser parte da vida cristã e demonstrar uma equilibrada paixão e alegria nas expressões de culto por exemplo, é um outro lado da moeda, silêncio é importante, mas NÃO SEMPRE.
É preciso compreender que Deus, na sua Graça e Soberania, não nos ouve porque falamos muito, lembram que Jesus condena as repetições? Pelo mesmo princípio, se falarmos alto, gritarmos, tocarmos alto, não serão estas atitudes em si, que nos aproximarão do Senhor, pois Ele tudo sabe e tudo observa, os motivos, o coração, a intenção...

Pra terminar, não sou contra você se expressar de forma livre, fazer barulho, falar ou tocar alto, só não atribua estas atitudes, a um padrão de santidade como se Deus estivesse a requerer isto, porque de fato não é assim que funciona.


Minha esperança é que agente aprenda a fazer silêncio, esperar, não se conturbar com o silêncio, ter momentos a sós com deus, desligando facebook ou msn, televisão, rádio, enfim, ouça o silêncio, É POSSÍVEL!
você consegue?

Um comentário:

  1. Muito bom! Muita gente acha que comportamentos extravagantes são sinônimo de espiritualidade e intimidade com Deus, e que o silêncio demonstra frieza e desprezo ao "mover do espírito". Mas o silêncio nos ajuda a refletir e ouvir a Deus.

    ResponderExcluir