Sempre achei essa história descrita em Ezequiel 37, impressionante! Ossos que , não somente se levantaram, mas também se encheram d nervos, músculos, carnes e puseram-se de pé, formando um exército numeroso e poderoso. Essa tropa pronta pra atacar e nunca desistir, deveria ser o que o povo de Israel que vez por outra, desobedece ao Senhor, murmura, se faz de dono da própriá vida ou perde a esperança....preste atenção, pois qualquer semelhança não é mera coincidência.
 |
| Vale de Ossos Secos |
Vivemos, sobretudo nesse tempo de cresimento de agnosticismo e ateísmo, uma época pós-moderna e pós-cristã, onde muitos buscam solução pra tudo fora de Deus ou acham que os que buscam o Senhor em primieor lugar são alucinados, iludidos ou qualquer desprezo semelhante a este.
Minha intenção nesse post, não é emfazer uma explanação detalhada do texto bíblico, mas lembrar três importantes detalhes, que a meu ver, são mais representativos, porém menos miraculosos, do que ossos voltarem a se levanter em carne , juntas, artilulações e etc...
 |
| Profeta Ezequiel |
A primeira, e sutilmente esquecida, está no verso 3, vejamos: "E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes". Ezequiel 37:3. Você percebe o que seria? Tente um pouco.....Ainda não? Bom, isso me veio há pouco tempo mas penso ser de suma importância, quando o Senhor fala e leva o profeta Ezequiel , faz um questionamento, e olha que bela resposta: SENHOR DEUS, que forte, que noção de, primeiramente, Senhorio, pois o profeta falava com o próprio criados de todas as coisas, Aquele que dá folêgo a tudo, inclusive a ossos, e depois, TU O SABES. Benção!
Nós estamos na era de busca egoista e egocentrica por conhecimento, por saber, por ser mais inteligente (e pouco sábio), de fazer ou correr atrás do sucesso MAS o profeta ao ver o caos em forma de sequidão responde, Deus Tu é que és o sábio. Temos ou não perdido isso em nossa vida? Hoje nós - e sim eu me incluo várias vezes nisso e misericórdia preciso - temos feito as coisas em nossas vidas e nem sequer esperamos Deus nos dá orientação ou buscamos em profunda oração a vontade boa,perfeita e agradável, achamos que nós sabemos tudo, podemos tudo e somos donos de tudo. Miseravel homem que sou (somos e mulheres também)...
Há mais na frente outra coisa que quero destacar, é o que significa pra um povo, chamo por Ele mesmo de Meu Israel, está num estado morto, e tão caído que está seco, sem vida, sem esperança, o que o verso 4 - "Profetiza", ou seja, Ezequiel, faz o que eu sempre te ordenei, faz aquilo que você foi escolhido pra fazer, és um profeta, então repasse a mensagem do Senhor. Uma lição aqui, é que as vezes, pensamos erradamente ou ingenuamente se alguém preferir, que precisamos fazer algo a mais pra Deus do que Ele sempre nos tem dito´, certa vez ouvi alguém dizer que Deus não tem mãos se não as nossas, mas isso é interessante até certo ponto, porque Ele realiza coisa através de nós - sim é verdade - mas também realiza coisas INDEPENDENTE de nós - Glória a Deus.

Em suma , faça o que Deus colocou pra você , Ele já deu em suas mãos capacidade pra você agir, e nome Dele, por Ele e pra Ele, se não invertermos as coisas e sairmos do trilho de Jesus, podemos sim ser relevantes nesse mundo seco, sem vida, fútil , que tentam passar uma falsa noção do que é ser feliz ou realizado. Deus nosso folêgo, nossa vida. Levantemos exército antes seco, e agora armado! Amém?!
 |
| O exemplo 2 em 1 |
Existe uma tendência, e esta é bem evidenciada em nossos dias, de sermos extremistas. Então muitas vezes, somos 8 ou 80, somos preto ou branco, somos radicais ou liberais e, isso define, entre outros aspectos, o tipo de relacionamento que temos com o mundo, com nosso trabalho, com nosso chamado, e até mesmo, com nosso Deus, principalmente, no que diz respeito ao nosso "desempenho" eclesiástico.
Estive pensando nisso há muitos anos, e o que me motiva a falar disso agora, é a criação de alguns grupos que tenho participado e liderado, sobretudo ligados a ABU - Aliança Bíblica Universitária e ministérios regulares da minha Igreja. Alguns questionamnetos me vieram a mente como: O que será mais importante, o alcance de pessoas, ou a forma como isso se dará? Estruturas de reunião ou apenas presença de um grande número...
De fato, COISAS e PESSOAS, não precisam, nem devem, pra ser mais justo, está numa suposta posição de conflito, como se duelassem entre si para obter espaço no nosso cotidiano e até mesmo nas nossas motivações e convicções, porém, embroa isso seja verdade, tenho visto um grupo de pessoas, já há algum tempo, que anda frequentemente em áreas limítrofes quanto a esse particular. Tentarei caracterizar esses dois "grupos" e, se for o caso, identifique-se, corrija, e aprenda:
1. COISAS: Se vc faz parte (ou tem andado um pouco de mais nesse grupo), você provavelmente é uma pessoa que não vive sem um agenda bem definida, adora um programa bem planejado e deve cumpri-lo a risca, e as vezes, sob qualquer custo (vê o perigo?), deve dar atenção a estruturas, a não faltar nada, a horários rígidos, a longas semanas de planejamento e intermináveis reuniões com as centenas de comissões que vc mesmo criou, a contratos com empresas tercerizadas pra prestarem melhores serviços, enfim, você tende a valorizar mais as ATIVIDADES...
e 2. PESSOAS: Já nesse outro grande grupo, é bem possível que vc seja totalmente despojado, não curte (tah na moda esse termo né?) um programa fechado, regras, disciplina, boletim, planejamento, detalhes, deve ser daqueles que basta está junto com a galera , fazer o que der na telha (inclusive cantar sem ensaiar, dar uma mensagem sem se preparar...cuidado!), não se importar com atrasos em cultos, programações de trabalho, aulas, ebd, mas claro, é extremamente preocupado e gosta de GENTE.
Bom, há implicações para os dois lados em potencial, rapidamente vou listar algumas pra nossa reflexão:
Se vc for somente PESSOAS, vai ver que essas, fazem ou participam de coisas, e em algum determinado momento, principalmete se você for líder de algum grupo, vão sentir falta de uma estrutura mínima ainda que não totalmente planejada ou fechada.Por exmplo, você marca uma reunião com a Juventude e não tem local, horario, nem pauta...e ai? mágica não rola....
Agora, se vc for COISAS e se preocupar somente em ter um conjunto de regras ou atividades pre-definidas, programas extremamente rígidos, horários cumpridos no 'estilo inglês caxias' e não atentar que o fim disso tudo é pra o serviço, benefício, alegria, entretenimento de pessoas, essas simplesmente deixarão de frequentar os locais que vc está a frente.....percebe?
A melhor saída penso, é como o Jonh Piper relata em seu livro Pense (veja foto e compre - vale a pena), não precisamos ver o mundo tão somente como aquilo OU isso e sim, muitas vezes, aquilo E isso, inclusive há um princípio nas Escrituras de que nós sejamos capazes de : "Examinai tudo. Retei o que é bom" I Ts 5:21. Equilíbrio meu amigo!
Por fim, não seja uma pessoa que só pensa nas COISAS, e não dá ouvido as PESSOAS, como se elas estivessem falando com uma mão e seu pensamento está decolando pensando na próxima atração.... cuide que seu coração não leve você ao ativismo e também não seja daqueles que acha que uma reunião bem organizada, planejada, não atrasada, não vem nem pode ser boa diante de Deus, Ele não está amarrado nem em programas nem em bagunça...FICA DICA!