![]() |
| O exemplo 2 em 1 |
Estive pensando nisso há muitos anos, e o que me motiva a falar disso agora, é a criação de alguns grupos que tenho participado e liderado, sobretudo ligados a ABU - Aliança Bíblica Universitária e ministérios regulares da minha Igreja. Alguns questionamnetos me vieram a mente como: O que será mais importante, o alcance de pessoas, ou a forma como isso se dará? Estruturas de reunião ou apenas presença de um grande número...
De fato, COISAS e PESSOAS, não precisam, nem devem, pra ser mais justo, está numa suposta posição de conflito, como se duelassem entre si para obter espaço no nosso cotidiano e até mesmo nas nossas motivações e convicções, porém, embroa isso seja verdade, tenho visto um grupo de pessoas, já há algum tempo, que anda frequentemente em áreas limítrofes quanto a esse particular. Tentarei caracterizar esses dois "grupos" e, se for o caso, identifique-se, corrija, e aprenda:
1. COISAS: Se vc faz parte (ou tem andado um pouco de mais nesse grupo), você provavelmente é uma pessoa que não vive sem um agenda bem definida, adora um programa bem planejado e deve cumpri-lo a risca, e as vezes, sob qualquer custo (vê o perigo?), deve dar atenção a estruturas, a não faltar nada, a horários rígidos, a longas semanas de planejamento e intermináveis reuniões com as centenas de comissões que vc mesmo criou, a contratos com empresas tercerizadas pra prestarem melhores serviços, enfim, você tende a valorizar mais as ATIVIDADES...
e 2. PESSOAS: Já nesse outro grande grupo, é bem possível que vc seja totalmente despojado, não curte (tah na moda esse termo né?) um programa fechado, regras, disciplina, boletim, planejamento, detalhes, deve ser daqueles que basta está junto com a galera , fazer o que der na telha (inclusive cantar sem ensaiar, dar uma mensagem sem se preparar...cuidado!), não se importar com atrasos em cultos, programações de trabalho, aulas, ebd, mas claro, é extremamente preocupado e gosta de GENTE.Bom, há implicações para os dois lados em potencial, rapidamente vou listar algumas pra nossa reflexão:
Se vc for somente PESSOAS, vai ver que essas, fazem ou participam de coisas, e em algum determinado momento, principalmete se você for líder de algum grupo, vão sentir falta de uma estrutura mínima ainda que não totalmente planejada ou fechada.Por exmplo, você marca uma reunião com a Juventude e não tem local, horario, nem pauta...e ai? mágica não rola....
Agora, se vc for COISAS e se preocupar somente em ter um conjunto de regras ou atividades pre-definidas, programas extremamente rígidos, horários cumpridos no 'estilo inglês caxias' e não atentar que o fim disso tudo é pra o serviço, benefício, alegria, entretenimento de pessoas, essas simplesmente deixarão de frequentar os locais que vc está a frente.....percebe?
A melhor saída penso, é como o Jonh Piper relata em seu livro Pense (veja foto e compre - vale a pena), não precisamos ver o mundo tão somente como aquilo OU isso e sim, muitas vezes, aquilo E isso, inclusive há um princípio nas Escrituras de que nós sejamos capazes de : "Examinai tudo. Retei o que é bom" I Ts 5:21. Equilíbrio meu amigo!
Por fim, não seja uma pessoa que só pensa nas COISAS, e não dá ouvido as PESSOAS, como se elas estivessem falando com uma mão e seu pensamento está decolando pensando na próxima atração.... cuide que seu coração não leve você ao ativismo e também não seja daqueles que acha que uma reunião bem organizada, planejada, não atrasada, não vem nem pode ser boa diante de Deus, Ele não está amarrado nem em programas nem em bagunça...FICA DICA!



Nenhum comentário:
Postar um comentário