Seguidores

segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Torre de Babel pós-moderna


Possivel formato da Torre de Babel descrita em Genesis 11
Um pouco da história original

Segundo a narrativa bíblica no Gênesis (Gn 11), foi uma torre construída por um povo com o objetivo que o cume chegasse ao céu, para tornarem o nome do homem célebre. Isto era uma afronta dos homens para Deus, pois eles queriam se igualar a Ele. Deus então parou o projeto, depois castigou os homens de maneira que estes falassem varias línguas para que os homens não se entendessem e não pudessem voltar a construir uma torre com esse propósito.

O contexto sujo atual

É engraçado Deus utilizar a língua para destruir esse esforço humano de querer atenção. A comunicação ali foi totalmente comprometida por Deus, Ele, o Senhor de todo Universo, poderoso e grandioso, poderia ter apenas num estalo de dedo derrubado aquela edificação, mas sabe, Deus é Deus, por isso usou algo tão peculiar para que este diabólico propósito fosse interrompido. Homem, quem vc pensa que é?

Não por acaso, de fato não, hoje em dia, parece que vivemos num periodo de babel, e não me refiro a uma novela da rede globo exibida há alguns anos, mas ao interesse distorcido do coração da humanidade, sobretudo de homens e mulheres que, embora pareçam que sabem de Deus, não o servem de maneira genuína com os joelhos no chão e coração quebrantados.
Veja um exemplo básico, na música, que é uma das vertentes que mais me relaciono com Deus e com o mundo, há alguns anos, tivemos um boom  na música chamada cristã, ou melhor (ou pior decida) Gospel, com uma canção que virou um rito, um verdadeiro sucesso nas rádios, inclusive gravada por artistas “seculares” que o uma parte dela diz assim:
Como Zaqueu eu quero subir o mais alto que eu puder só pra ti ver olhar para ti e chamar sua atenção para mim...” A pergunta racional, logica e imediata é: Quem é o foco? Qual a necessidade do homem nesta canção? CHAMAR ATENÇÃO PRA ELE MESMO! Geração Babel na música evangélica. Cuidado irmão, não deixe que isso entre na sua casa, em na sua vida, e nem em sua Igreja!

Se pensarmos bem, e não precisamos ir longe, além de chamar atenção pra si mesmos, há uma outra grande distorção que vemos e tristemente constatamos nessa famigerada geração, que é a tentativa de se chegar até Deus, usando de subterfúgios ou atalhos que só se aproximam do Inferno e levam a morte e destruição, e de Deus estão muito longe. Listo algumas coisas destas, rapidamente:

1.       Igreja, Religiosidade e Tradicionalismo – Embora esse tema daria uma série de posts, não dá pra passar em branco, ainda tem muita gente que coloca o Senhor numa caixinha denominacional (ou super hiper mega templos), que acha que está mais perto de agradar a cristo pelo que faz religiosamente (boas obras e participaçõesem eventos, projetos - ativiso e caridade...)ou pela obediência ainda que fiel ao tradicionalismos da Igreja que é membro. Puro engano, só há um caminho pra Deus, JESUS, como bem colocado em João 14.6 (Caminho, Verdade e Vida);

2.       Sucesso e Dinheiro – É incrível e nem deveria me surpreender mais, como tem gente pregando eu pra ser mais Cristão tem que ser rico ( os pobres são assim porque estão em pecado – parte da teologia da Prosperidade) ou ainda, os que colocam sua vida profissional bem sucedida como um ticket para o céu, então existem empresários cristãos que acham porque estão bem na sua firma, Deus está com eles... sério? Você desempregado seria do diabo querido ???

3.       Dependência Exclusiva de Líderes – São, neste ponto, dois caminhos para analisarmos: a) Os Lideres – existem os que subjugam seus liderados, suas ovelhas, seus discípulos, podem ser discipuladores, lideres de célula, pastores, ministros de louvor, que acham que estarão agradando a Deus na medida que o numero de adeptos do seu ministério – seja qual for, aumente. Então um grupo grande, significaria que estou me aproximando do criador....mais um erro abominável. E b) Os Liderados, que acham ou depositam o controle de sua vida na obediência cega a estes lideres, ou ate mesmo a lideres sérios – explico me – tem gente que não consegue dar um passo na caminhada dessa vida se não depender da aprovação dos outros, de um líder, pastor, líder de célula, e então transferem a responsabilidade de buscar a Deus a seus mentores espirituais, isso é além de muito perigoso, também errado. Busque a Deus também individualmente – leia Amos 5.4 e Oseias 6.3. A busca é pessoal também!


Conclusão

Penso ser extremamente necessário, uma reflexão bíblica e séria, sobre essa época pós-moderna e pra muitos pós-cristã que estamos vivendo, porque o Senhor Jesus Cristo é cada vez mais esquecido de nosso meio, de nossa cultura, de nossa sociedade, e ate mesmo, de nossas igrejas, e ainda assim, os homem querem ser próximos a Deus. Querem ter o Pai como amigo, mas, sobretudo o querem como garçom e servo e não servir ao Criados de todas as coisas e que é único merecedor de todo nossa busca, adoração, louvor, rendição e amor.
Busque distância de ser o foco - "Eu olho para a CRUZ e para a CRUZ eu vou" - NOSSO ALVO É CRISTO.

Um comentário:

  1. O antropocentrismo das pregações e músicas de sucesso no meio evangélico é cada vez maior. Não me admira a confusão que está entre muitas igrejas, pastores, artistas, etc. Nosso foco deve sair de nós mesmos e estar em Deus!

    ResponderExcluir